3.01.2007

um disco bicudo

in elementar do outro dia: "Os Plastic Little são uma espécie de primos direitos dos Spank Rock, mais putos, mais ordinários e com um sentido de humor escatológico pornográfico teen. Mas não são do tipo Jackass, embora possam parecer.
São igualmente diletantes, tanto em termos de imaginário como musicalmente, e são hábeis a satirizar a realidade que os rodeia, manipulando os chavões do hip-hop e contribuindo efectivamente para iluminar em jeito de fresta a produção do hip-hop actual, como já o tinham feito anteriormente os Spank Rock.
Depois de uma série de EPs que nos foram acicatando a curiosidade, mórbida, assumidamente, para esta banda de Philadelphia, eis que chega finalmente "Shes Mature", confirmando expectativas. A ironia e o humor, a citação e as rimas a roçarem os limites da gratuitidade, descambando de quando em vez, um flow espontâneo e com variações, alternância de voz e até tentativas de canto, e rimas inéditas (de clit com hit, por exemplo). Paródia ao hip-hop, à thug life, ao nigger da vida, não é novidade mas está bem feita e contém algumas observações felizes. Club life, sonho americano e a vida, entre os filmes (e aqui até á passagem por bollywood) e o dia a dia.
Na capa, a homenagem a "This Charming Man", fica sempre bem, mas o conhecimento e citação dos Smiths é retomado com o refrão de "heaven knows Im Miserable Know" e a utilização em fundo de Panic. A panóplia musical inspiracional e utilizada situa-se entre o rock, a new wave synth pop electro da colheita pos punk e provavelmente o vaudeville, para além do ambiente hip-hop da coisa. "Down By The Water" de PJ Harvey é sustentáculo de "Now I Hollar", e "Close to Me" dos Cure é objecto de versão.
A juntar a tudo isto, o espírito de festa, e influências de De La Soul, Beastie Boys, 2Live Crew, Wu Tang Clan (com direito a canção e tudo), o toque em 50 cent, a utilização do mesmo sample de Fix Up Look Sharp de Dizze Rascal, a produção de Diplo em alguns temas e as participaçõs de Ghostface Killer e Spank Rock.
Um disco divertido e inteligente, mas perverso, que sem ser brilhante consegue manter-nos interessados e atentos às palavras. Musicalmente, afina pelo mesmo diapasão e consegue ir para além do simples trocadilho.
No departamento hardcore, é uma espécie de holocausto canibal meets Vem ter comigo às traseiras (das Amoreiras), mas em versão blaxploitation com retoques de Animé. Por aí. Para ser consumido já." Sintecitando, é um disco "Bicudo"

PS - Na boa tradição do imaginário escatológico dos Ena Pá 2000/Irmãos Catita, com Budweiser em vez de Sagres, hip-hop no lugar da música ligeira, barbecue em vez de coirato

PS2 (product placement) - O disco tem pormenores de mau gosto, não deve ser consumido por menores. Mas há outros (tantos) ... (investiguem e enviem lista)

Já alguma vez se questionaram sobre o que cantarão os tipos da world music? Se é mesmo verdade que são canções de amor platónico paquistanês, haikus compostos em picos gelados do Uzbequistão ou as virtudes da germinação da papoila em solo maliano? E já alguém andou com os discos para trás à procura de mensagens satânicas?

8 comentários:

Anónimo disse...

Ok, com que então Plastic Little, huum, já que é para exterminar ao menos que saiba o nome, não vá a encomenda parar a alvos errados.

P.S. - É certo que grande parte da música, senão toda, criada até à data reporta e reportará sempre para o universo do sexo e das drogas, sei-o bem. Mas não seria tão bom que por vezes houvesse uma brigada dos bons costumes? A tal que conseguisse dissuadir o Bush de pegar ou estar a menos de 1 km de distância de uma bola de basket?

Para quem suspeite que o meu cognome é A Grande Ditadora, desengane-se.

Anónimo disse...

só por curiosidade:
acompanho com emoção a emissão via net, a rita, a isilda, o tiago... são fantásticos!
mas, hoje, ouvi a rita - depois de passar 'soul music' de Talib kkweli & Madlib - a dizer que o album 'liberation' está disponível no site da Stones Throw Records... pois já não está. esteve na primeira semana do ano, por cortesia e para promoção.
só por curiosidade...

PR disse...

Obrigado pela dica, a referência a Spank Rock fez-me ficar muito curioso, tenho que ouvir :)

E que acham da nova da M.I.A., "Bird Flu"? Fiquei conquistado.

Já agora, uma sugestão para o próximo Banda Larga: Gui Boratto - "Beautiful life". Tem mais de 8 minutos, mas acho que vale a pena :)

Um abraço!
Pedro Rosinha

PR disse...

Esqueci-me de referir, a entrevista da semana passada ao Rui Vargas foi um momento de rádio imperdível!

PR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Desde já um "obrigada" ao ouvinte que me chamou a atenção para a dica fora de prazo acerca de "Liberation" já não estar disponível no site da Stones Throw. Deve ter sido a vontade de espalhar este disco fabuloso por muitos ouvidos a manifestar-se á sombra da borla :)

Rita Moreira

Anónimo disse...

o disco é realmente fantástico. assim que vocês passaram o soul music, fui à procura, infelizmente já não estava disponível, mas, com a bela da tecnologia tudo é possível... eheheheh, já agora, porque não passam tb happy home, dando assim a conhecer um pouco mais ao ouvinte dedicado mas desprevenido.... +?

Anónimo disse...

falsity tremayne edubarbara undecanoate footnote past bucharest persistence niels translation catroon
lolikneri havaqatsu